domingo, 6 de dezembro de 2009

Thamyres Laís Dias Pereira

Diário de Bordo Pedagógico

  • Dia: 05/12/09
  • Turno: Manhã
O que aprendi na aula hoje?

“A didática é a parte da educação voltada para a sistematização e estruturação de aulas”. Marcelo Bulhões

Na aula ministrada hoje, o professor expôs a necessidade do estudo da didática para uma otimização das aulas, expondo aspectos positivos e negativos de atitudes tomadas por nós professores. Afirmou que o sucesso de uma boa aula está na proposta da didática que está enfocada sob três aspectos: planejamento, execução e avaliação, e, como estes aspectos podem ser manipulados com nossos alunos utilizando alguns exemplos de recursos didáticos ou ferramentas didáticas.

Uma das principais ferramentas expostas foi a utilização do blog como meio de interagir, informar e motivar seus alunos e manter uma resposta positiva das suas aulas. A culminância desta ferramenta foi a construção de um blog pessoal, sob orientação do professor Marcelo.
O que senti na aula hoje?

“Ainda assim estarei
Pronto pra comemorar
Se eu me tornar
Menos faminto
E curioso
Curioso...”

(O Rappa)
Como a aula de hoje poderia melhorar?

    A aula poderia ter maior aplicabilidade, pois o conteúdo ficou bastante oral e sem execução prática.


  • Dia: 05/12/09
  • Turno: Tarde

  • O que aprendi na aula hoje?

    A maior parte da aula foi leitura e interpretação do texto de Milton Santos “O professor como intelectual na sociedade contemporânea”. Alguns pontos do texto foram marcantes para o meu aprendizado, pois o texto toca em questões que envolvem a minha vida pessoal e profissional. A reflexão sobre a forma como a carreira do professor se organiza no país e se torna “inimigo da produção intelectual”, nos faz analisar até que ponto podemos trabalhar e estudar ao mesmo tempo, ou, será que o professor com a remuneração do seu ofício tem a possibilidade de poder investir na sua intelectualidade? Esta questão inroduz tantas outras que pude refletir durante a aula.

  • O que senti na aula hoje?

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

(Titãs)

  • Como a aula de hoje poderia melhorar?
Mesma observação da aula anterior: a aula poderia ter maior aplicabilidade, pois o conteúdo ficou bastante oral e sem execução prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário